Cai a confiança dos gaúchos, revela Fecomércio-RS





  O mês de julho registrou uma redução na confiança das famílias do Estado. Os resultados para o mês na pesquisa Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) tiveram recuo de 5% em relação ao mês anterior, ao marcar 126,3 pontos. Na avaliação comparando com julho de 2011, a queda foi de 4%. A pesquisa é realizada pela Confederação Nacional do Comércio e está sendo divulgada regionalmente pela Fecomércio-RS nesta quarta-feira (1o/8).

  Os diversos indicadores que compõem o ICF-RS apresentaram comportamento bastante heterogêneo em julho. As maiores quedas foram registradas na perspectiva profissional, nível de consumo atual e perspectiva de consumo. A redução da confiança pode estar ligada ao cenário de fraca atividade econômica tanto no RS quanto no Brasil, que vem repercutindo numa menor criação de vagas no mercado de trabalho.

  O único indicador que passou para o campo pessimista, ao cair de 113,5, em junho, para 93,4 pontos, em julho, foi o que avalia o nível de consumo atual. Com isso, o índice que havia ensaiado uma melhora em junho, ao passar para o campo otimista depois de seis meses no campo pessimista, voltou a registrar menos de 100 pontos. Em jun/12, 39% dos entrevistados revelaram estar consumindo menos do que no mesmo período do ano anterior.

  A perspectiva de consumo, apesar de se preservar otimista, também reverteu a alta de jun/12, registrando resultado levemente superior a mai/12. “Isso mostra que as pessoas estão acreditando menos no processo de recuperação econômica no próximo semestre, o que arrefece as intenções de consumo”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi.

Resultados de Julho:
- ICF-RS: 126,3 pontos
- Emprego Atual: 133,9 pontos
- Renda Atual: 139,4 pontos
- Perspectiva Profissional: 120,4 pontos
- Acesso a Crédito: 134,1 pontos
- Nível de Consumo Atual: 93,4 pontos
- Perspectiva de Consumo: 117,1 pontos
   
    Para ver a análise dos resultados acesse:
   Pesquisa completa acesse:

                          Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Fecomércio-RS: (51) 3284.2177  ascom@fecomercio-rs.org.br /

Comentários