Nício Brasil Lacorte: "um gaúcho que leva ao mundo de forma irrepreensível e vitoriosa, o nome do nosso Estado" !


    
   Quando destacamos as pessoas que orgulham o nosso Rio Grande do Sul pela grandeza de seus atos, capacidade e trabalho incansável pelo bem comum, a intenção é oferecer o merecido reconhecimento e valorização aos personagens que fazem a história deste Estado.

     Nesta semana, o homenageado é Nício Brasil Lacorte,  59 anos, Advogado e Delegado da Polícia Federal jubilado. É presidente da Cruz Vermelha Brasileira Filial do Rio Grande do Sul desde 2006 e foi Procurador-Geral da Cruz Vermelha Brasileira, Órgão Central, sediada no Rio de Janeiro, de 2010 a 2011.

  Nício Lacorte é formado em  Ciências Jurídicas e Sociais - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1980, com Pós Graduação em Processo Civil - pela Escola Oswaldo Vergara/OAB do Rio Grande do Sul e como Delegado presidiu diversos inquéritos de repercussão estadual, nacional e internacional, nos mais variados estados da Federação, por designação da Direção Geral do Departamento de Polícia Federal (DPF).

     Lacorte foi Secretário de Estado de Segurança Pública do Espírito Santo em 1994 e Fundador e Primeiro Corregedor-Geral do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Sul – 1995. Superintendente dos Serviços Penitenciários da SJS – entre 1997 e 1998. Professor contratado lecionando as cadeiras de Direito de Execução Penal e Direito Penitenciário e Direito Ecológico e Direitos Difusos do Departamento de Ciências Penais da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para cursos de graduação e pós graduação até 2003, e Presidente da Fundação Patronato Lima Drumond-FPLD, de 2002 a 2006.

     Nício Brasil Lacorte atuou como Professor de Curso Preparatório para concursos públicos de Nível Superior de 1989/2008, nas matérias de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil e Penal e Direito Comercial em quase todos os cursos de Porto Alegre, tendo sido autor de manuais de todas as matérias pela Editora LIVROSUL e Sagra Luzato até o ano 2000.

     Nício Lacorte possui diversas matérias publicadas na Página "Opinião" nos jornais Zero Hora/RS, A Gazeta/ES e Tribuna/ES, participa em programas de rádio e TV, e como Palestrante em inúmeros encontros acadêmicos e extra-acadêmicos promovidos por Clubes de Serviços, Câmara de Vereadores, ADESG, e outros, por todo o País.

     Lacorte foi o Organizador, Coordenador Executivo e Debatedor, do “Iº Fórum Penitenciário do Mercosul”, na Faculdade de Direito da UFRGS, 1996,  e do “Iº Fórum Criminológico e de Política Criminal do Mercosul” em 1998. Participou da “2º Conferência Nacional dos Direitos Humanos” representando o Secretário da Justiça e da Segurança/RS em Brasília/DF, maio/97 – fazendo parte na Comissão  sobre o Sistema Penitenciário Brasileiro.

     Nício Brasil Lacorte participou e palestrou no “IIº Forum Penitenciário do Mercosur” – Mendonça/Argentina – outubro/97 e do “1º Encontro Nacional de Execução Penal” – promovido pela Associação da Magistratura Brasileira (AMB) em Brasília/DF – agosto/98; no “XI Congreso Latino Americano de Derecho Penal y Criminologia” na Faculdade de Derecho de la Universidad de la República Oriental del Uruguay /Montevideo – setembro/99;  e do Colóquio sobre Derecho Penal Económico da Faculdade de Punta Del Este/Uruguai, em agosto de 2000, com o tema "Lei da Lavagem de Capitais".

     Nício Lacorte foi Palestrante do “XII Congresso do Rotary Club da Região de Bagé/RS”, em maio de 2002, com o tema “Qualidade de Vida - Uso de Abuso de Drogas”. Palestrante no “IIIº Congresso Internacional de Ciências Penais” – Assunção/ Paraguai – agosto/2002. Além disto, teve artigo sobre a lei processual de Lavagem de Capitais publicado na Revista Jurídica del Mercosur, sediada em Buenos Aires (AR).

     Lacorte, pelo seu trabalho foi diversas vezes condecorado, sendo, entre as condecorações:  Troféu Ubirici – Entregue as Personalidades Gaúchas em Porto Alegre, destaques no ano de 1998, quando Superintendente dos Serviços Penitenciários/RS; Troféu Giuseppe Garibaldi – O Guerreiro da Liberdade – Autoridades que se destacaram para o desenvolvimento do Estado em 1998 – Bento Gonçalves/RS; Troféu A Força de um Povo, Destaque do Novo Milênio, concedido pelo Jornal O Eco do Vale de Bento Gonçalves/RS, por dirigir o Curso Preparatório Prof. Nicio Brasil Lacorte, em julho/2000.

     Nício Brasil Lacorte é um homem visionário, que sabe administrar com maestria as atividades a que se propõe, sempre priorizando o lado humanitário, a igualdade e o bem estar da coletividade.

     Na presidência da Cruz Vermelha Brasileira Filial do Rio Grande do Sul, entre outros, Nício Lacorte realiza uma prestação de serviço voluntária e incessante, que tem como regra única, nunca discriminar questões como nacionalidade, raça, religião, condição social ou opinião política sendo em tempo integral, solidário e ativo em colaborar para minimizar o sofrimento de vítimas do infortúnio.

     O Rio grande do Sul e o Brasil se orgulham de ter um gaúcho, natural de Santiago, que leva ao mundo de forma irrepreensível e vitoriosa, o nome do nosso Estado!

Comentários

  1. Parabéns, mais uma vez, Jornalista David Isaias, pela justa homenagem ao nobre colega e amigo Dr.Lacorte, esse notável gaúcho que, por onde passa,se destaca com brilhantismo e honra nosso Estado pelo reconhecimento de seu excepcional trabalho em prol da sociedade brasileira. Sinto-me honrado em fazer parte de seu circulo de amizades. Caríssimo Dr.Lacorte, tenhas a certeza que você é um grande vencedor, pois sempre cumpre com muito afinco todas as tuas missões!
    Mallmann
    mallmann.jfm@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Presado jornalista David
    Li com muito orgulho tudo como descrevestes quem é a pessoa de Nicio Brasil Lacorte ,tudo que falaste e muito mais é merecedor ,o nosso Rio Grande muito deve a esse ser maravilhoso que é o Nicio.Quando estava lendo teu texto ,pensei em prestar ou organizar uma homenagem a ele na cidade onde se criou que é Tupanciretã,não sabia que é natural de Santiago,mas mesmo assim vou falar com as autoridades ,pois hoje não mais resido naquela cidade,mas farei todo empenho para que ele receba todas as homenagens que merece.Conheço o Nicio desde rapaz.Conheci sua família ultima vez que o encontrei foi no Jantar das Nações há 3 anos atrás,espero encontrá-lo novamente dia 26 de Março que com certeza estará presente .Eu em colaboração com a Cruz Vermelha estarei levando de Santa Maria um grupo de pessoas.Meu nome é Nina Pereira sou natural de Tupanciretã mas moro em Santa Maria há muitos anos .Ainda este ano farei o possível para organizar uma justa homenagem ao Nicio aqui em Santa Maria,o nosso povo deve isso a êle.Parabens pelo seu texto e tenha sempre muito sucesso na sua profissão.

    Texto enviado para meu e-mail: jornalistadavid.isaias@gmail.com às 10h02min de 02/03

    ResponderExcluir

Postar um comentário