MALLMANN: Um exemplo a ser seguido!





        Hoje estou dando o merecido destaque ao amigo JOSÉ FRANCISCO MALLMANN, natural de Porto Alegre; Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS (1978), Delegado de Polícia Federal (1982 - Classe Especial/Aposentado), Coordenador Regional Administrativo da SR/ DPF/RS (1980/1982); Chefe da Delegacia Executiva da DPF/SAG/RS (1984/1988); Diretor da Divisão de Polícia Federal em Bagé/RS (1998/1994); Superintendente Regional do DPF em Rondônia (1995/1997); Superintendente Regional do DPF no Mato Grosso do Sul (1997/1999); Coordenador-Geral de Planejamento e Modernização do DPF (1999/2002); Assessor Especial do Diretor Geral do DPF (2002); Professor Titular da Academia Nacional de Polícia (2003); Superintendente Regional do DPF em Roraima (2004/2005); Superintendente Regional do DPF no Rio Grande do Sul (2005/2007); Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (2007/2008); Gerente de Projeto da Secretaria Nacional de Justiça/ MJ (2008/ 2010) e atualmente, entre outras, como Conselheiro da Cruz Vermelha Brasileira colaborando decisivamente na elaboração do Planejamento Estratégico e de Gestão para o período de 2012/2015 da Instituição, num Grupo de Trabalho criado pelo Presidente da Cruz Vermelha Brasileira Filial RS, Nício Brasil Lacorte, através de portaria interna e que busca maior eficácia e produtividade nas áreas de atuação da entidade.
.
    MALLMANN, que tenho acompanhado como Jornalista de longa data, é um daqueles personagens da história do Rio Grande do Sul, que fazem com que nós gaúchos possamos nos orgulhar das origens. Sua competência, capacidade e seriedade nos possibilitam acreditar num futuro melhor. Um verdadeiro exemplo que deve ser seguido.

      Além de todas as atividades exercidas na vida pública e profissional, JOSÉ FRANCISCO MALLMANN desempenhou funções estratégicas em nível Brasil, e ainda podemos citar algumas das principais missões desempenhadas com maestria no Brasil e no Exterior: Membro da Operação CPI do Orçamento – SR/DF – 1994; Membro da River And Cross Border Smuggling Conference DEA/RJ – 1996; Membro da Comissão de Alto Nível da Universidade Federal do MSl – 1988; Membro da Comissão Ouvidora da Universidade Federal/MS – 1999; Membro do Plano de Metas Emergencial do DPF – 1999; Membro da Comissão do Planejamento Estratégico da ANP – 1999/2003; Membro da Conferência Internacional para o Controle de Drogas – Buenos Aires/Argentina – 1998; Membro da 43ª e de 44ª Comissão Técnica dos Ministros da Justiça do Mercosul – Assunción/Paraguai – 1999; Participação no Encontro com o Diretor Nacional da Polícia Francesa; da Polícia Científica Francesa e da Exposição de Equipamentos MILIPOL – Paris/França – de 22 a 25.11.99; Membro da Reunião com a SOFREMI – Execução Projeto Pró-Amazônia - Londres/Inglaterra e Paris/França – 2000; Membro da III Reunião do Grupo Permanente de Cooperação Consular Brasil- Georgetown/Guiana – 2005; Membro da VII Reunião Binacional do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Fronteiriço Brasil-Venezuela – Santa Elena de Uairén/Venezuela – 2005; Observador Técnico da 74ª Assembléia Geral da Interpol em Berlim/Alemanha – 2005, e Representante da Secretaria Nacional de Justiça no 1º segmento dedicado a altos funcionários dos Ministérios da Justiça e de Governo, na Oficina Sub-Regional sobre o financiamento do Terrorismo – São José – Costa.Rica -2009.

     MALLMANN, a quem admiramos pela eficiência no que faz, também foi condecorado em várias oportunidades: Medalha de Prata e Diploma de Tempo de Servço Público – 1994; Medalha Insígnia de Mérito Policial Militar - 1998; Diploma de Mérito Eleitoral – 1998; Medalha Marechal Mascarenhas de Morais – 1999; Título de Defensor da Segurança Pública – 1999; Medalha de Ouro e Diploma de Tempo de Serviço Público – 2005; Cidadão Boavistense/RR – 2005; Troféu Destaque 169 Anos da Brigada Militar – 2006; Comenda do Comando de Bombeiros da Brigada Militar - 27/11/2007; Comenda da Brigada Militar - 2007; Medalha Cruz de Ferro da Brigada Militar – 2007 e Medalha Tiradentes – Polícia Civil – 2007, estas sendo as principais condecorações recebidas.

    Entre os artigos publicados na mídia, JOSÉ FRANCISCO MALLMANN é lembrado pela lucidez na escrita e pela relevância dos temas: JUNTINHO DO CORAÇÃO – Revista Phoenix - 2002; DROGAS, O DESAFIO – Revista South Star – 2008; ÁLCOOL: TOLERÂNCIA ZERO, MESMO! – Zero Hora - 2007; VERÃO, O OUTRO LADO – Revista South Star – 2008;
POLÍCIA FEDERAL, 64 ANOS! – Boletim de Serviço/DPF - 2008; NOVOS HORIZONTES – Revista Sout Star - 2009; POLÍCIA FEDERAL, PERFIL – Revista Sout Star – 2009 e ASSIM É O ÁLCOOL – Correio do Povo - 2011.

      MALMANN também proferiu inúmeras palestras, em várias cidades e Estados da Federação, referentes à organização, a carreira, aos valores, à valorização profissional, ao planejamento e à modernização da Polícia Federal, bem como ao controle social do álcool.

      Por todas estas razões nos sentimos prestigiados ao tornar público, um currículo que demonstra claramente a luta, o trabalho, e o sucesso daquele que nunca esmoreceu diante de qualquer dificuldade, e que com perseverança ímpar se tornou um orgulho para o Estado do Rio Grande do Sul: JOSE FRANCISCO MALLMANN!  


Observação: Tendo em vista a expressiva quantidade de comentários recebidos em qualquer matéria que postamos em nosso blog, e levando-se em consideração a Liberdade de Expressão com responsabilidade, nos reservamos ao direito de publicar apenas os comentários devidamente assinados, atendendo aos dispositivos legais em caso de haver algum tipo de constrangimento gerado pelo pensamento de leitores, pois nos limitamos a divulgar os acontecimentos que julgamos interessantes e com total imparcialidade...

Comentários

  1. Este HOMEM é a verdade!!!!Este precisa ser o NOSSO Governador!!!
    Como seria o nosso Pais, se existisse mais Mallmann!!!
    Sérgio Gabardo

    ResponderExcluir
  2. Tive a honra de trabalhar sob o comando desse valoroso policial. Como Coordenador-Geral de Planejamento e Modernização do DPF, o Dr. Mallmann direcionou a Polícia Federal para um significativo crescimento, não apenas reletivio à tecnologia que durante a sua gestão foi expressivamente incrementada, mas também o segmento estrutural da Polícia Federal foi amplamente aprimorado.

    Almir Sobral

    ResponderExcluir
  3. Conheço Dr. Mallmann há muitos anos. Ele é realmente um ser humano muito especial! Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  4. Uma das inúmeras virtudes do Dr. Mallmann é de possuir invejável visão de futuro. Modernizou a Polícia Federal e preparava uma Secretaria de Segurança do RS para novos tempos. Deixou o comando da pasta recebendo elogios do então vice-governador, que viu progressos e organização com sua tentativa de implantação de um Planejamento estratégico.

    ResponderExcluir
  5. DE WILSON DAMAZIO, SDS/PE

    PARABÉNS AO BLOG POR FAZER O PERFIL DESSE GRANDE BRASILEIRO A QUEM A POLÍCIA FEDERAL DEVE MUITO EM RAZÃO DE TUDO QUE ELE FEZ DURANTE AS SUAS GESTÕES COMO SUPERINTENDENTE DO DPF EM RO, MS, RR E RS, BEM COMO DIRETOR DE LOGÍSTICA DA PF. UM GRANDE POLICIAL E UM EXCELENTE GESTOR. FAÇO VOTOS QUE OS GAÚCHOS VOLTEM A CONTAR COM ESSE PROFISSIONAL, DESTA FEITA NA ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO OU DA SUA CAPITAL.

    ResponderExcluir
  6. Dr. Mallmann- Um dos mais ferrenhos defensores de que álcool e direção não se coadunam. Se tivesse mais seguidores quantas vidas não seriam poupadas?

    ResponderExcluir
  7. Antes de tecer qualquer comentário a respeito do texto do nosso blogueiro, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa, já que muitos preferem escrever sobre temas atuais, sexo no BBB 12, náufrágio no mar da Itália, entre outros assuntos. O nosso blogueiro usou o seu espaço para nos prestar um serviço e mostrar um pouco da trajetória dessa "criatura", que tanto se empenha para salvar vidas, mas muitas vezes é ignorado, não pela sua luta, mas sim pelo estrago que essa batalha poderá causar em uma determinada indústria.

    Roger Rocha

    ResponderExcluir
  8. DAGOBERTO ALBERNAZ GARCIA20 de janeiro de 2012 às 18:07

    O ilustre colega Mallmann é, efetivamente, um exemplo de profissional experiente, qualificado e ético, que muitos serviços ainda deverá prestar ao povo gaúcho e à sociedade brasileira. Que Deus continue a iluminá-lo!
    Professor e delegado da PF aposentado.

    ResponderExcluir
  9. Mallmann, "um irmão em defesa da vida".

    Este é o modo como vejo este ilustre guerreiro em defesa da vida que de forma incansável combate a criminalidade e a violência causados pelos efeitos do uso irresponsável de bebidas alcoólicas.
    Saúde, força e união nesta luta!
    Ricardo Salamon

    ResponderExcluir
  10. Há pessoas que são o que são porque têm do que ser. O Amigo José Francisco Mallmann é o que é (como pessoa) e foi o que foi (como incansável Delegado da Polícia Federal) porque tem e teve do que ser, de sobra...
    Como ele aprendi, por exemplo, que não se faz segurança pública com improvisação. O melhor gestor policial é o que avança com métodos, planejamento e muita organização. Além disto, não se pode descurar do espírito, de modo que, seguindo seu conselho, adotei, enquanto Superintendente da PF no Rio Grande do Norte, um instante semanal com servidores voluntários para reflexões religiosas e ecumênicas de estímulo à superação dos óbices, das adversidades e dos percalços do dia-a-dia policial. Foi um sucesso!
    Como seu colega Delegado, associo-me em tão justa HOMENAGEM.
    Parabéns.
    Airton Franco.
    Ex-superintendente da PF e ex-Secretario de Segurança Pública.

    ResponderExcluir
  11. Wandir Yassumoto. João Pessoa/PB22 de janeiro de 2012 às 14:08

    Cumprimento-o pelo blog e sobretudo pela iniciativa da matéria, ao enaltecer cidadãos que prestam relevantes serviços ao país e às Instituições. Admiro o Dr. Mallmann por sua visão de futuro, postura estratégica, liderança e capacidade gerencial, sendo testemunho do seu trabalho e dos esforços que envidou para a modernização da Polícia Federal e resgate dos valores éticos e morais de seus integrantes.

    ResponderExcluir
  12. Grande pessoa e grande homem público!

    Mallmann é ética, competência e modernidade na gestão pública!

    Deus queira que a candidatura se confirme!

    ResponderExcluir
  13. Tenho excluído comentários sem identificação, pois a maioria deles tem sido ofensivos (não é o caso em relação a esta matéria). Como prezamos pela "Liberdade de Expressão" com responsabilidade,e entendemos um absurdo quem se esconde no anonimato para atacar quem quer que seja, e antes que hajam manifestações pelo fato do exposto acima não estar devidamente assinado, e ainda, por não ser de caráter ofensivo, nem gerar qualquer tipo de risco a integridade ou punição judicial por alguma irregularidade, então estamos publicando. Jornalista David Isaias em MALLMANN: Um exemplo a ser seguido!

    ResponderExcluir
  14. Carlos Enaude Madeira corrêa - Agente Especial PF - Aposentado22 de janeiro de 2012 às 22:13

    Conheço o Dr. Mallmann há 25 anos, quando tive a honra de trabalhar com ele pela primeira vez, na então, Divisão de Polícia Federal em Bagé. Nunca tinha visto alguém com tando despreendimento administrativo, elevado espírito cívico, patriótico e religioso. Ele não só vestiu a camisa, ele viveu, incorporou a Polícia Federal como ninguém. Depois o aconpanhei até o seu útimo dia frente a SSP/RS. Realmente, ele é um homem à frente do seu tempo.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela matéria. O Dr. Mallmann realmente é um homem de princípios éticos e morais a serem seguidos. Desejo de coração que essa candidatura se confirme e que ele se eleja.

    ResponderExcluir
  16. maria da graça dutra23 de janeiro de 2012 às 20:34

    Dr. Mallmann é um homem a frente de sua época.Quando exerceu o cargo de Secretário de Estado de Segurança Pública,criou e implementou programas pioneiros,como o da lei Seca,com as barreiras policiais,combate aos flanelinhas e a prostituição nas imediações da Av. Voluntários da Pátria,modernização da frota de veículos;muitos foram colocados em prática com muito sucesso e outros não,por ingerências políticas;tornou visíveis os resultados de um planejamento transparente,consistente e eficaz.Parabéns Dr.Mallmann,a sociedade precisa de homens assim,dotados de elevado espírito público,honesto,trabalhador,digno e honrado.

    ResponderExcluir
  17. O Dr. Mallmann é um ser humano exemplar que muito admiro. Foi um momento muito feliz e de muito aprendizado trabalhar com ele. Enfim uma honra. Afinal, são poucas pessoas que sabem de sua missão na vida e para a nossa sorte este é um homem que sabe o que aqui veio fazer. Assim, a em cada atitude nos dá um ensinamento. Obrigada por fazer o bem comum, uma iniciativa que tanto estamos carente. Parabéns!!!
    Pity Sehbe

    ResponderExcluir
  18. Maurício Barison Barcellos24 de janeiro de 2012 às 10:01

    Tive o privilégio de conhecer pessoalmente o Dr. Mallmann no ano passado, muito embora já o conhecesse em razão de seu destaque profissional. Pessoa capaz de nos incutir o maior sentimento de amor ao próximo e busca pelo conhecimento. Realmente um exemplo a ser seguido. Parabéns ao jornalista David pela matéria.

    ResponderExcluir
  19. Tive a honra de trabalhar com o Dr. MALLMANN em 2009 quando ele exercia a função de Gerente de Projeto da Secretaria Nacional de Justiça/MJ. Homem simples, amigo, mas de extrema visão e energia, foi responsável pela modernização da Secretaria Nacional de Justiça. A sua saída deixou saudades e muitos amigos. É de homens assim, comprometidos com o próximo, trabalhadores e competentes, que o Brasil precisa. ANTÔNIO JOAQUIM DE OLIVEIRA COUTO JÚNIOR.

    ResponderExcluir
  20. Em pouco tempo que estive ao seu lado, na SSP/RS, sendo o seu segurança pessoal, só tenho agradecer pelos vários conhecimentos adquiridos, desse ser humano que é um exemplo de vida, para todos aqueles que trabalham na vida publica.
    Abraços
    1º SGT NIQUELLE
    BM/RS

    ResponderExcluir
  21. Acredito que o extenso currículo dessa ilustre pessoa impressiona muito mais do que os possíveis comentários que eu possa vir a tecer.

    O Doutor Mallmann, além de um excelente profissional, é um exemplo a ser seguido, uma pessoa impar, cujo único intuito é o bem comum e o desenvolvimento da sociedade como um todo.

    É uma pena não possuirmos mais pessoas de igual caráter em nossos cargos públicos efetivos e de representação. Se assim fosse não ouviríamos falar de forma tão corriqueira em escândalos e em esquemas de corrupção.

    Parabéns ao blogueiro e, especialmente, parabéns Dr. Mallmann!
    Continue sempre em sua luta pelo o que é certo.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  22. É O MAIOR ADMINISTRADOR DE POLÍCIA COM QUEM TIVE A HONRA DE TRATALHAR...A POLÍCIA FEDERAL DO BRASIL TEM UM DIVISOR DE ÁGUAS, ANTES E DEPOIS DO DR. MALLMANN A FRENTE DA DA COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E MODERNIZAÇÃO DO DPF - CGPLAM/DPF...PODERIA ESCREVER UM LIVRO PARA FALAR DE TODAS AS REALIZAÇÕES DELE, MAS POSSO RESUMIR DIZENDO QUE A PF QUE TODOS OS BRASILEIROS RESPEITAM E TEM ORGULHO, FOI IDEALIZADA E CONSEBIDA POR ELE...TIVE A HONRA DE CONVIVER E APREDER TUDO QUE SEI DE ADMINISTRAÇÃO POLÍCIAL COM ESSE ILUSTRE DELEGADO...AO MEU ETERNO MESTRE, UM GRANDE ABRAÇO.
    CELSO GABRIEL CASTRO DE LUCENA

    ResponderExcluir
  23. O Dr. Mallmann é uma criatura que merece todo meu respeito pelo seu curriculum, como pelo seu belo exemplo de vida. Uma pessoa que pensa no bem estar dos outros, inclusive de quem ele não conhece! É um eterno batalhador da retidão na vida pública, além de ser um cidadão conciente de seus deveres, buscando dar exemplos de vida a muitas pessoas. Suas lutas contra o alcool é o meior exemplo disso. Sucesso amigo!
    Ivan Carlos

    ResponderExcluir
  24. Caro Jornalista,
    Gostaria que inserisse no seu blog o seguinte comentário, com relação ao Delegado Mallmann:

    Há pessoas que são o que são porque têm do que ser. O Amigo José Francisco Mallmann é o que é (como pessoa) e foi o que foi (como incansável Delegado da Polícia Federal) porque tem e teve do que ser, de sobra...
    Como ele aprendi, por exemplo, que não se faz segurança pública com improvisação. O melhor gestor policial é o que avança com métodos, planejamento e muita organização. Além disto, não se pode descurar do espírito, de modo que, seguindo seu conselho, adotei, enquanto Superintendente da PF no Rio Grande do Norte, um instante semanal com servidores voluntários para reflexões religiosas e ecumênicas de estímulo à superação dos óbices, das adversidades e dos percalços do dia-a-dia policial. Foi um sucesso!
    Como seu colega Delegado, associo-me em tão justa HOMENAGEM.
    Parabéns.
    Airton Franco.
    Ex-superintendente da PF e ex-Secretario de Segurança Pública.

    Texto enviado para meu e-mail: jornalistadavid.isaias@r7.com e agora devidamente postado a pedido do remetente.

    ResponderExcluir
  25. Caro Jornalista DAVID ISAIAS. Boa tarde.

    Hoje verifiquei tua matéria acerca do meu amigo, colega e irmão JOSÉ FRANCISCO MALLMANN. Parabens pelo conteudo. Espelha muito bem o que o MALLMANN representa para nós da comunidade de Porto Alegre e de outras por onde passou em razão da atividade profissional. Ele tem mãos transformadoras e por onde passa deixa sua marca de realizações.

    Manoel Fernando Abbadi
    Diretamente de Belém do Pará, 30.01.2012

    Texto encaminhado para meu e-mail: jornalistadavid.isaias@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Conheço o Mallmann há mais de 30 anos. Ele sempre agiu pensando na coletividade, deixando claro que este é o caminho para a transformação da nossa realidade. Por conta do que ele representa para a sociedade gaúcha e pelo serviço que vem prestando há décadas em defesa segurança pública, considero de fundamental importância destacar seu legado e homenageá-lo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário