Professor Dr. Mário Juruena: “a maconha é a porta de entrada para outras drogas, e quem é usuário tem 20 vezes mais chances (Organização Mundial da Saúde) de consumir outras substâncias mais fortes”



         Dezenas de voluntários da Cruz Vermelha Brasileira RS (CVBRS) participaram do “Encontro Científico do Voluntariado” promovido no sábado (13) pelo Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP/CVBRS), sob a coordenação do Vice-Presidente e Diretor do DEP, Psiquiatra Manoel Garcia Júnior, onde, além do destaque para o trabalho desenvolvido e projetos em nível local, também foi abordado o tema “Maconha” através do voluntário e Professor Doutor, Psiquiatra Mário Francisco Pereira Juruena.

          De acordo com Mário Juruena, “a maconha é a porta de entrada para outras drogas, e quem é usuário tem 20 vezes mais chances (Organização Mundial da Saúde) de consumir outras substâncias mais fortes”.

          Entre os dados apresentados por Juruena, a relação entre a maconha e a dependência: “Estudos recentes, de diferentes autores, encontraram de 7 a 53% de dependentes (Diagnóstico de Saúde Mental – DSV – IV) entre adolescentes e adultos  jovens usuários, sendo que 91% referiram desejo persistente; 84% fizeram uso não desejado; 74% relataram sintomas de privação; 74% gastaram tempo excessivo para comprar/usar; 63% continuaram o uso apesar de problemas de saúde; 21% apresentaram tolerância; 18% referiram problemas sociais relacionados e 57% apresentaram combinação de abstinência, desejo persistente e uso não desejado”.

           Na opinião do Vice-Presidente e Diretor do DEP/CVBRS, Psiquiatra Manoel Garcia Júnior, “a atividade alcançou todos os objetivos, dentro da proposta de educação contínua a ser desenvolvido na casa”.

           Segundo ele, “esta foi a primeira de muitas ações a serem colocadas em prática em todos os segmentos da Cruz Vermelha Brasileira RS”, e “estamos otimistas diante dos resultados extremamente positivos que alcançamos durante esta realização com a expressiva participação do voluntariado local”, concluiu. 

Comentários