Em entrevista coletiva à imprensa, na tarde dessa terça-feira (4), na sede da Cruz Vermelha Brasileira Filial no Estado do Rio Grande do Sul (CVB Filial RS), o Presidente da Instituição gaúcha, Nício Brasil Lacorte (foto) respondeu a inúmeras questões formuladas por Jornalistas da Revista Veja, Folha de São Paulo, Rádio e TV Bandeirantes, Rádio Guaíba, Jornal do comércio, RCS Multinews e Agência Internacional de Notícias – GNS Press, quanto a denúncias de possíveis desvios de verbas da entidade em nivel nacional, originadas pela gestão hospitalar contratada pela Filial no Estado do Rio Grande do Sul em Balneário Camboriú (SC).
Nício Lacorte deixou claro, ao apresentar a Portaria de nº 37- 38/2011, expedida pela Diretoria Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, que "a Central autorizou a Filial RS a criar Agências de Gerenciamento de Projetos e que estas estão sob a jurisdição do Órgão Central".
Disse que a CVB Filial RS "não tem absolutamente nada a ver com o suposto desvio de verbas do Hospital de Camboriú (SC) porque a gestão era do órgão central e não da filial do Rio Grande do Sul. "Estamos levantando a contabilidade para verificarmos se houve algum tipo de anormalidade, e que na auditoria a ser feita, é que se vai apontar, se houve alguma eventual ilicitude". Asseverou, ainda, "que há muita política no Município de Balneário Camboriú querendo tirar proveito da situação com acusações falsas, o que também se buscará responsabilizações".
O Presidente da CVB Filial RS, destacou que "sobre a possibilidade de depósitos na conta de terceiros, a informação que conhece é a que foi divulgada pela imprensa, mas a contabilidade em andamento, ainda não apurou algo do gênero" e foi taxativo ao garantir "que não estou transferindo a culpa para a presidência nacional", no entanto, reafirmou que, "quem geria a atividade em Camboriú era a diretoria nacional".
Por outro lado, Nício Brasil Lacorte, salienta que não vê a hipótese de uma intervenção da Cruz Vermelha Internacional em nivel de Brasil, por conta da situação, mas acredita em uma movimentação das Instituições maiores da Cruz Vermelha Internacional visando ajudar neste momento, a Cruz Vermelha Brasileira a se levantar", e ressaltou que não tem nenhuma suspeita de que haja desvio de recursos, enquanto isto não se confirmar documentalmente.
O presidente da CVB Filial RS, após agradecer a presença da imprensa a partir de sua solicitação, finalizou enfatizando que, "é fácil ser transparente quando se está do lado da verdade".
Participaram do encontro, os Jornalistas: André Eler (Revista Veja), Felipe Bächtold (Folha de São Paulo), Glauber Fernandes (Rádio Bandeirantes), Luci Jorge (TV Bandeirantes), Samantha Klein (Rádio Guaíba), Cláudia Rodrigues Barbosa (Jornal do comércio), Rafael Copetti dos Santos (RCS Multinews) e David Isaias (Agência Internacional de Notícias – GNS Press).
Comentários
Postar um comentário