A necessidade de avaliar a flora nativa de interesse do Jardim Botânico de Porto Alegre levou técnicos da Fundação Zoobotânica do RS (FZB) aos municípios de São Borja e Itaquí.
Os estudos visam, também, uma avaliação de área para recuperação e implantação de um futuro parque municipal, localizado às margens do rio Uruguai, em São Borja, além do levantamento florístico da área urbana da cidade. Faz parte do roteiro, visita à Reserva Ecológica de São Donato.
As atividades, que tiveram início no dia 1º de junho, serão encerradas no próximo sábado (05), em evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em Itaquí, com a participação dos técnicos do JB, Jorge Dupont, Ari Delmo Nilson e Aldomilton Silva, que realizam os estudos nos dois municípios.
O levantamento florístico, que está sendo efetuado nas áreas urbanas das duas cidades, acrescidos aos estudos já realizados em Uruguaiana, Livramento e Quarai, subsidiarão a edição de uma publicação que apresentará a flora existente nas cidades da Região da Fronteira Oeste. A publicação tem com o objetivo informar as comunidades locais, visando a conservação das espécies existentes.
Segundo o presidente da Fundação Zoobotânica do RS, Ernani Ruschel Filho (foto), “a participação dos funcionários da FZB, nesta região, fortalece o trabalho realizado pela instituição e aproxima a entidade à sociedade gaúcha, em especial, neste caso, às comunidades dos municípios da Fronteira Oeste”.
“A idéia é levar o conhecimento adquirido pelos técnicos da FZB, popularizando a ciência, através de palestras e exposições itinerantes, contando com a participação efetiva dos três órgãos executivos: a Fundação, o Jardim Botânico e o Museu de Ciências Naturais, localizados em Porto Alegre, e o Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul”, acrescenta Ernani.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/Fundação Zoobotânica do RS - Jornalista Elisabete Monlleo Martins da Silva
Comentários
Postar um comentário