Parcela de famílias gaúchas com dívidas chega a 66,2% em agosto, divulga Fecomércio-RS




  O percentual de famílias endividadas apresentou queda na divulgação de agosto (66,2%) em comparação com o verificado no mesmo período do ano passado (73,2%). Os dados indicaram aumento em agosto (66,2%) quando comparados a julho (60,3%). A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias gaúchas (Peic-RS), divulgada nesta quarta-feira (28) pela Fecomércio-RS mostra que o aumento do endividamento nos últimos meses está relacionado ao nível atipicamente baixo registrado no início do segundo trimestre.
  De acordo com a Fecomércio-RS, o resultado de agosto é o segundo mais alto do ano, mas em níveis históricos, pode ser considerado saudável, considerando a média desde o início da série que é de 67,1%. Em média, nos oito primeiros meses do ano, o percentual de famílias endividadas foi 8,1 pontos percentuais inferior ao verificado no mesmo período do ano anterior.
  A elevação da parcela de famílias endividadas na comparação com o mês passado também se refletiu no percentual de famílias que se declara muito endividada que passou de 13,4% em julho para 14,9% em agosto. A parcela da renda comprometida com dívidas apresentou aumento de 20,0% em julho para 28,0% em agosto. O tempo de comprometimento com dívidas elevou-se de 5,6 (jul/13) para 6,9 (ago/13) meses. A pesquisa também apontou que, em agosto, 26,7% das famílias apresentam contas em atraso e 8,9% não terão condições de pagar suas dívidas em atraso nos próximos 30 dias.
  “O mercado de trabalho aquecido contribui para uma dinâmica saudável do endividamento, sem repercussões relevantes sobre a inadimplência quando medida como percentual do crédito”, analisa o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi.
  Os principais tipos de dívida atualmente são cartão de crédito (75,6%), carnês (21,7%), crédito pessoal (21,7%). Como as famílias podem ter mais de um tipo de dívida, a soma supera os 100%.  (Fonte: Agência Fecomércio/RS)

- Para ver a análise dos resultados, clique http://links.fecomercio-rs.org.br/ascom/analisePeicago13.pdf

Comentários