Setor terciário lidera na geração de empregos no Estado





  O setor terciário privado do Rio Grande do Sul, que hoje representa 49,9% dos empregos e 47,5% do PIB, deve fechar o ano na liderança da geração de empregos no Estado. No acumulado do ano até julho, comércio e serviços já constituíram um saldo de 28,7 mil postos formais de trabalho, contra 25,8 mil da indústria.

  O setor terciário privado é responsável por 53,6% das vagas criadas até julho na economia gaúcha. Conforme a Fecomércio-RS, essa posição tende a se confirmar, tendo em vista que a geração de empregos no setor é favorecida pela sazonalidade do final de ano. Com a proximidade das festas e a chegada do verão, as empresas acabam recorrendo à contratação de mais trabalhadores para fazer frente ao aumento da demanda.

  A queda da atividade econômica prevista para o ano, no entanto, deve levar a um ritmo de expansão menor do emprego na comparação com o ano passado, na avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi.

 O saldo de contratações acumulado no ano é 36,0% inferior ao do mesmo período do ano passado, enquanto o do total da economia gaúcha é 40,5% menor.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Fecomércio-RS
            ascom@fecomercio-rs.org.br 
            (51) 3284.2177 ou 3284.2184





Comentários