Nício Brasil Lacorte é o novo Presidente Nacional da Cruz Vermelha Brasileira



O Presidente da Cruz Vermelha Brasileira Filial no Estado do Rio Grande do Sul, 
Nício Brasil Lacorte é o novo Presidente Nacional da Instituição, 
sendo aclamado em decisão unânime do Conselho Diretivo

      Saiba como foi a reunião ocorrida na data de ontem no Rio de Janeiro, sede da Cruz Vermelha Brasileira:

     Durante o dia de ontem (11) foi realizada reunião do Conselho Diretivo Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, no Rio de Janeiro (RJ) dividida em duas etapas, sendo que no período da manhã o então Presidente da Cruz Vermelha Brasileira fez uso da palavra, bem como, os representantes do Comitê e da Federação Internacional da Cruz Vermelha, e ainda, representantes do Ministério do Exército e das Relações Exteriores.

     No período da tarde, os trabalhos foram iniciados com a votação quanto à concordância para a realização de uma auditoria externa em todas as contas da Cruz Vermelha Brasileira – órgão central e filiais - de todos os Estados, o que foi aprovado por unanimidade. Em seguida colocou-se em votação a concordância para um acordo “tripartite” entre a Federação, o Comitê e a Cruz Vermelha Brasileira, com o objetivo de soerguer a Instituição Nacional, também aprovado por unanimidade, e que deve ser executado pela nova diretoria.

      Na sequência, aconteceu a renúncia do Presidente Nacional e a discussão para a composição da nova diretoria que concluísse o mandato atual que vai até julho do ano que vem. Com o término dos debates foi aclamado o Presidente da Cruz Vermelha Brasileira Filial no Estado do Rio Grande do Sul, Nício Brasil Lacorte, nome de consenso, para assumir a Presidência Nacional da Instituição, tendo como vice, o renomado advogado Irineu Gehlen. 

    Além da auditoria externa, o novo Presidente Nacional disse que “imediatamente vamos convocar uma assembleia geral, para preencher um novo conselho com pessoas de alta representatividade nacional, como por exemplo: integrantes da OAB, Associações da Polícia Federal, do Ministério Público, Juízes, Sindicatos médicos, Psiquiatras e a sociedade como um todo”.

     Nício Brasil Lacorte destacou que “preenchido o Conselho Diretivo Nacional, vamos escolher em assembleia, uma Comissão de Finanças (composta por auditores e contadores) para que esta faça uma inspeção nas contas e apresente um relatório ao conselho Diretivo em assembleia geral”.

     Manoel Garcia Jr será o Presidente da CVB Filial RS

    Por uma questão estatutária, informa Lacorte, “o novo Presidente da Cruz Vermelha Brasileira Filial no Estado do Rio Grande do Sul (CVB Filial RS) será o meu vice, Dr. Manoel Garcia Jr, uma pessoa de alta capacidade, quer conhecedor da Cruz Vermelha quer em termos administrativos, onde em 30 dias deveremos ter uma reunião de Conselho para a minha renúncia em nível local, e a indicação do nome do vice do Dr. Manoel”.

   Ao finalizar, Nício Brasil Lacorte afirmou que “dentro da Instituição, as pessoas continuem sendo dedicadas e mantenham o exercício do espírito humanista, além da costumeira solidariedade para que esta casa possa ser cada vez maior”. 

   Para Manoel Garcia Jr, “é uma honra, uma alegria que o Dr Nício Brasil Lacorte assuma a presidência nacional, e também uma chamada a um compromisso gigantesco, pois a Cruz Vermelha do Rio Grande do Sul tem desde os anos 40, uma história de prestação de serviços à comunidade e tradição no trabalho voluntário, sendo assumir nos próximos 30 dias a presidência da filial gaúcha, um desafio que eu espero seja um bom desafio – trabalhando junto com as pessoas, trabalhando em equipe, de forma democrática e fortalecendo a participação do voluntário na Instituição”.

Comentários