Arroio Dilúvio sob as lentes mágicas de um “expert” da fotografia...


  Para quem não conhece o Arroio Dilúvio em Porto Alegre (RS), ele nasce (segundo a Wikpédia), na Represa Lomba do Sabão, localizada no Parque Saint-Hilaire em Viamão, e recebe água de afluentes como os arroios dos Marianos, Mato Grosso, Moinho, São Vicente e Cascatinha, para finalmente desaguar no Lago Guaíba, entre os parques Marinha do Brasil e o Harmonia. Seu nome era, originalmente, Arroio Sabão.


  Até a década de 1950, o Dilúvio apresentava águas muito limpas, e ganhou este nome porque costumava inundar os bairros vizinhos, como Menino Deus ou Cidade Baixa, em dias de chuva forte. Desaguava perto da Usina do Gasômetro, passando por baixo da Ponte de Pedra, mas, com o crescimento da cidade, foi recanalizado para o curso atual, entre as pistas da Avenida Ipiranga. Atualmente, estima-se que receba cerca de 50 mil metros cúbicos de resíduos e terra por ano, além do esgoto cloacal de três bairros, necessitando de dragagens periódicas.


  Bem, diante do que recebe este nosso “Dilúvio”, a tendência natural era a que se vê diariamente, e, principalmente em dias de chuvas fortes e constantes, com o acúmulo de detritos, lixo e outros resíduos menos agradáveis. Além disto, é considerável a quantidade de veículos que sem controle, em alguns casos, caem em meio às suas águas nada límpidas...


  De qualquer forma, o que queremos mostrar é uma nova ótica extraída por um mago da fotografia, nosso talentoso amigo Gláuccio Dutra, um fotógrafo que  ilustra de maneira artística e mais impactante positivamente, tudo o que registra através das lentes de sua máquina fotográfica.


  Por isto, apresento algumas das fotos assinadas por Gláuccio Dutra  do - “Arroio Dilúvio” - que mais parece uma pintura desta fonte de vida inesgotável, reluzente e digna, retratada sob a visão de um gaúcho apaixonado por Porto Alegre...

Fonte/Fotos: AG Photos (agphotosrs.blogspot.com) - (51) 3508.0127/8403.1301


Comentários