Afonso Antunes da Motta: "um entusiasta da vida" que é modelo para o Rio Grande do Sul e o Brasil


 
     Nesta semana estamos homenageando o Secretário de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas do Governo Tarso Genro, Afonso Antunes da Motta, um grande amigo e exemplo sem questionamentos, do que é ser orgulho para o povo gaúcho. 

    Vamos resumir um pouco da história de Afonso Motta, natural de Porto Alegre, que conheci no Banco Maisonnave em 1977, e através de quem iniciei minhas atividades como seu “office-boy” no Jurídico da empresa (aos 16 anos) e graças a ele cresci profissionalmente. 

    Sem o seu incentivo e constante atenção, não teria tido a projeção que tive dentro daquela instituição financeira, onde entre outros, exerci o cargo de Auditor e por último, um dos assessores da Vice-Presidência (Marketing), isto em pouco menos de sete anos de atividades. Ele literalmente, me "adotou" como afiliado e até hoje continua o mesmo, solidário e amigo incondicional. Um exemplo a ser seguido e que muito orgulha ao Rio Grande do Sul.

     Motta é um entusiasta da vida. Gosta de tudo o que faz e sempre procura dar tudo de si em qualquer circunstância. Trabalha com paixão e trata seus amigos com afetividade invejável. Um Ser Humano exemplar e de constante preocupação com o próximo.

   Atualmente, no cargo de Secretário Estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Antunes da Motta coordena projetos e programas do governo federal e em nível internacional que possam contribuir para os municípios do Estado e com a qualificação da gestão das prefeituras.

    Trabalha incansavelmente para fortalecer as relações institucionais do governo gaúcho com as prefeituras e das prefeituras com o governo federal, e contribui decisivamente com a formação e desenvolvimento dos gestores públicos, com especial atenção às administrações públicas municipais.

   Afonso da Motta foi conselheiro da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e é conselheiro da Fundação Médica do Rio Grande do Sul, entre outras entidades de caráter social e associativo.

      Ao longo de 23 anos desempenhou diversas funções no Grupo de Comunicação RBS, onde foi Vice-Presidente Corporativo, Vice-Presidente das unidades Televisão e Rural e Vice-Presidente Institucional. Foi Presidente da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão do Rio Grande do Sul (AGERT).

   Seu Pai, Cassiano Pahim da Motta foi vereador, Presidente da Câmara Municipal e Vice-Prefeito de Alegrete (RS). O tio Leocádio Antunes foi Deputado Estadual e Presidente do BNDS. O avô, Afonso Antunes, foi Presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Alegrete.

  Por sua participação e presença permanente em eventos, palestras, seminários e outros acontecimentos políticos, sociais e econômicos, Afonso Antunes da Motta é reconhecido pelos gaúchos por seus fortes vínculos e compromissos com os interesses e aspirações do Rio Grande. 

   Advogado formado pela UFRGS, possui atuação destacada junto aos Tribunais Superiores. Sempre foi militante da advocacia forense na Capital e em comarcas do interior, exercendo a sua atividade com destaque como consultor e no âmbito do processo.

   Afonso Motta é o fundador do Canal Rural, hoje o mais importante veículo segmentado dirigido ao agronegócio no País, com um potencial de 32 milhões de telespectadores em todo o Brasil. Liderou o primeiro grande projeto na internet do Estado, o ZAZ, que mais tarde se tornaria o portal Terra.  

   Foi conselheiro da OAB, membro da Comissão de Ética e Disciplina, da Comissão Especial de Estudos do Problema da Terra e da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública. É membro do Instituto dos Advogados (IARGS).  

    Produtor Rural em Alegrete, Motta dedica-se à criação de bovinos,ovinos e cavalos crioulos, e nesta qualidade compõe a Diretoria do Sindicato Rural. É também conselheiro da Associação Brasileira de Criadores de Angus.

    Integrou o Fórum Nacional da agricultura e tem sido referência por sua participação na organização e valorização de eventos relacionados ao setor, tais como o Fórum Rural, Freio de Ouro, Suinocultura Brasileira, Expointer, outras feiras regionais e nacionais e os leilões de valorização da Pecuária.

   Ele possui diversos cursos de formação complementar no Brasil e no Exterior, direcionados em especial para a gestão empresarial, tais como INSEAD na França, KELLOG nos Estados Unidos e o Centro de Produtividade no Japão.

   Por estas e tantas outras razões que apresentamos de forma resumida, o Rio Grande do Sul se orgulha de ter um gaúcho como Afonso Antunes da Motta, que unindo a competência, perseverança e o conhecimento adquirido com esforço e determinação, além de ideais incontestáveis em prol da comunidade gaúcha é modelo para o Brasil e o mundo.

Comentários