“Sexta-Feira 13”: Em janeiro acontece a primeira do ano...



     Em 2012 a “Sexta-Feira 13” aparece três vezes no calendário, sendo a primeira neste mês de janeiro em meio a lua cheia (período em que as coisas costumam acontecer em maior escala e no caso específico deste dia, em especial - merece mais cautela ainda); a segunda em abril com inicio no primeiro dia do Quarto Minguante, e no mês de julho, em meio a fase do Quarto Minguante, um período em que grande parte das atividades não se completa inteiramente.

     A questão da “sexta-feira 13” como dia de má-sorte, segundo consta na literatura que trata sobre o assunto, teria origem  nas escrituras sagradas, pois, quando se destaca a simbologia da desgraça, registra-se que eram 13 os participantes da última ceia de Cristo, 12 Apóstolos e Jesus, que seria o 13º integrante, o qual morreu numa sexta-feira.  O fato, conseqüentemente, fora ligado ao horror que o número 13 provocava nas gerações cristãs, aliado ao dia da semana.

     Por outro lado, para alguns, a data é tida como símbolo de boa sorte baseada na numerologia onde (1+3 = 4) já que representa persistência, trabalho e virtude.

     Em termos gerais existem várias argumentações que tornam a sexta-feira 13, um período especial, já que entre as lendas e superstições estão a da deusa do amor e da beleza na Escandinava e a da mitologia nórdica...

     A simbologia envolvendo gato preto se deve ao fato de que toda a bruxa ou bruxo costuma manter o felino por perto, durante suas ações, por haver o entendimento que este atrai para si as cargas negativas. Caveras e outros representam uma substituição ou troca, simbolizando o ponto a ser atingido no momento da feitiçaria, de acordo com o propósito a ser colocado em prática, embora nem todos se utilizem destes artifícios, optando por componentes da própria natureza, como ervas, galhos, plantas, pedras, entre outros, além do alho que neste caso afasta o mal.

     Uma Lenda diz que na Escandinava existia uma deusa do amor e da beleza conhecida com “Friga” (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Após a conversão das tribos nórdicas e alemãs ao cristianismo, a lenda transformou “Friga” em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Em busca de vingança, ela teria organizado para todas as sextas, reuniões com outras onze bruxas e mais o demônio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os seres humanos. Esta superstição acabou se espalhando pela Europa e para o mundo.

     Para a maioria das pessoas é considerado um dia de azar levando-se em consideração os fatos já citados e que originaram a questão. A princípio, não seria um bom dia para ações onde as decisões envolvam questões de importância ou relevância. Por via das dúvidas seria melhor adiar por 24 horas os rumos a serem seguidos...

     Segundo a lenda, o dia seria destinado à ação de bruxaria pesada contra os seres humanos, e para o lançamento de uma carga extremamente negativa, portanto, qualquer feitiçaria neste dia causaria danos irreparáveis.

     Existem várias formas de se garantir a proteção neste dia, ou seja, usar roupas claras que não atraem tanta energia como as peças mais escuras (havendo excessiva carga negativa, não se é atingido com tanta violência); carregar sete pedras de sal grosso no bolso ou na bolsa (eliminando assim o olho gordo que ataca excessivamente neste dia); uma folha de Comigo-Ninguém-Pode; anéis de prata; correntes de aço, e jamais esquecer  de dizer sete vezes antes de sair de casa pela manhã: “estou imune a qualquer ação nefasta nesta sexta-feira 13”!

Comentários