Ia fazer uma matéria na Santa Casa, mas na véspera passei mal e fui parar na emergência sendo hospitalizado. Passei por dois procedimentos cirúrgicos em 30 dias de internação...

.Como Jornalista e Radialista que andou por este Brasil - a fora - e no Exterior, vivendo na pele a “adrenalina” de guerras, ações policiais com vítimas fatais, tiroteios, motim em penitenciária como refém, denúncias e tantas outras situações que muita gente nem imagina que exista, nunca pensei que acabaria sendo o centro de uma matéria sobre minha própria internação na Santa Casa, diante de uma pauta de trabalho que me levou a buscar informações quanto a Policlínica que funciona no hospital, jamais para procurar atendimento médico.

..Pois estava tudo pronto para a entrevista na segunda-feira (23), quando na véspera, um domingo (22 de agosto), passei mal com fortes dores abdominais. Lá fui eu para a Emergência da Santa Casa e direto para internação (graças à agilidade da Drª Cláudia, do Pronto Socorro). Ainda naquela semana após exames e preparativos fui parar no Bloco Cirúrgico, nas mãos do renomado médico, uma verdadeira sumidade na área de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Dr. Diego Kleinubing (E), que embora jovem é reconhecido nacionalmente pelo seu talento.
...Antes que me esqueça, primeiro fui magistralmente atendido pelo médico Reinaldo Silveira Blanco (à direita na foto), outro profissional que dispensa comentários sobre sua competência, um Gastroenterologista considerado dos mais importantes em nível de Brasil (aliás, Uruguaiana atualmente entrou para o mapa mundial da Medicina com estes e outros ícones atuando por aqui como é o caso do Dr. Cláudio Conte).

.....Pois bem, na semana em que fiquei hospitalizado no 3º andar da Santa Casa, aproveitei para registrar o dia-a-dia de quem busca resgatar a saúde perdida (incluindo a mim mesmo), e tudo o que envolve este contexto. Também estive no 4º andar (Recuperação Pós-Operatória) onde nem sabia que seria conduzido, por isto meus agradecimentos também aos Capacitados integrantes do setor que envolve Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Estagiários, Maqueiros, Pessoal de Higienização e da Nutrição - como nossas amigas Soneli e Adriana (depois dizem que comida de hospital é ruim...).

......Voltando ao 3º andar, durante a semana em que lá estive, entre as pessoas que foram ou já estavam internadas, encontramos o Beto Azevedo – 45 anos/Aposentado, morador da Cidade Nova I – apresentando problemas de circulação sangüínea e sem poder pisar com os pés no chão tamanho o inchaço. Segundo ele, se surpreendeu com o atendimento, mesmo tendo entrado via SUS, e dias antes do nosso primeiro procedimento cirúrgico foi liberado em perfeitas condições de movimentação.

......Também conhecemos o “seu” Eládio Burgadt – 61 anos/Aposentado, residente em Itaqui - e que fazia reposição sangüínea, sempre acompanhado pela irmã Elizabete ou a esposa Glades, além da sobrinha Lúcia que se revezavam. “Fiquei maravilhado com a qualidade da prestação do serviço, embora falem que o SUS nem sempre funciona”. Eládio recebeu alta antes da nossa cirurgia.


........Jorge Castanini Madeira – 51 anos/Autônomo, morador da Chácara do Sol em Uruguaiana – tratando distúrbios no fígado e no coração. Depois de nossa saída ainda continuava internado e destacava  a atenção que vinha recebendo via SUS, além de elogiar o atendimento. Lamentavelmente recebi informações de que Jorge não resistiu a gravidade da doença e veio a óbito no dia 27 de setembro.

..........E lá estava, ainda, o Vilmar Fernandes (Manchú como é conhecido) – 68 anos/Aposentado/Massagista reconhecido por atletas de Clubes de Uruguaiana e do Estado, residente no bairro Boa Vista. Lutando contra um derrame e problemas na coluna vertebral, “Manchú” destacava o ótimo trabalho (via SUS) que os profissionais da Santa Casa vinham fazendo com ele e que determinou sua alta, justamente no dia do seu aniversário (início de setembro), podendo comemorar a recuperação em casa.

............Como não poderia deixar de ser - nos momentos em que conseguíamos nos deslocar - registramos fotograficamente as equipes que atuam no terceiro piso da Santa Casa e vamos mostrar quem são os competentes “anjos da guarda”, incansáveis e capacitados – sempre dispostos a garantir a qualidade da prestação do serviço, sem discriminação e com a agilidade que o contexto requer...

...............Distribuídos em equipes pela manhã, tarde e noite identificamos seus integrantes, mesmo que não apareçam na foto (espero que todos estejam na lista, incluindo estagiários...): Ana Paula, Daniele, Linda, Débora, Márcia, Dr. Heleno, Dr. Fábio Motta, Giana, Adroaldo, Anderson, Denise, Alessandra, Janaina, Marina, Geny, Jurema, Neli, Luis Mário e Tânia.

..................Foram 30 dias de internação, dois procedimentos cirúrgicos e uma vitória sem precedentes contra a doença gástrica que me acometera e isto que apenas queria fazer uma matéria sobre a Policlínica da Santa Casa...

....................Agradeço ainda, a Administradora do Hospital, Drª Ana Maria Del Lito Sturmhoebel (foto) e sua equipe, somando-se aos envolvidos na realização de exames, resultados, transfusão de sangue e a turma que cuida da Segurança; ao Prefeito Sanchotene Felice, pela visão/empreendedorismo em fazer evoluir a área da Saúde em Uruguaiana, e ao Secretário e Vice-Prefeito, Schneider, pelas mais de 30 horas diárias de segunda a segunda, por um atendimento digno à população nesta área.

.........................Por outro lado, como descobrimos que o Dr. Diego é campeão de Kart e já vimos o Prefeito Felice pilotando com maestria, nesta categoria, gostaríamos de ver uma disputa entre eles. O desafio está lançado! O difícil será encontrar um espaço para o duelo – na agenda corrida que ambos possuem, mas fica o desejo registrado...

.............................Prá Finalizar: Obrigado ao Altíssimo, por me propiciar escrever este relato, e aos meus ex-sogros Miguel, Vera e Cláudio, meu ex-cunhado José Nilton e minha filha Ketherine, os quais estiveram ao meu lado virando 24h por dia, e que deixaram suas atividades em Uruguaiana e Porto Alegre para nos acompanhar.




Comentários

  1. Boa tarde!
    Está pessoa é uma pessoa de personalidade muito forte,um conhecimento explendido ,sem contar uma luz energizante que passa auto estima para qualquer pessoa.Sou estágiaria da Santa casa e tive a oportunidade de conhecer está pessoa querida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário